13/01/2020
Os termos indicam qual passo a bailarina ou o bailarino irá executar, por isso é fundamental saber o significado de cada um deles. No post de hoje preparamos o verdadeiro dicionário do ballet clássico que todo bailarino deve conhecer para melhor compreensão e aprendizado de cada técnica. Vamos conferir?
Adágio
Adágio é uma palavra francesa derivada do italiano AD AGIO e significa devagar ou com descanso.
Também é considerado uma das técnicas mais difíceis dentro da dança.
Adágio é um movimento lento e sustentado, com base e ênfase nas posições do ballet e no equilíbrio. Essa continuidade dos movimentos lentos e leves são chamados de adágio, unindo graciosidade, equilíbrio e força.
Air, en l’
Significa que o movimento será feito no ar, exemplo: Rond de jambé em I’ air (a perna em movimento, após ter sido aberta na segunda ou quarta posição será levantada a uma posição de 45ª, 90ª ou 120ª
Allegro:
Ao contrário do adágio, o alegro dirigi-se aos movimentos rápidos, como sequencias de saltos, que como já diz o nome são alegres brilhantes e vivos.
Os passos como entrechats, cabrioles, assemblés, jetés etc. obedecem a essa classificação. Sempre mantendo a leveza, a suavidade, o balanço e a vivacidade.
Allongé – Alongado, estendido, esticado. Exemplo: arabesque allongé.
Aplomb – Indica à elegância e controle perfeito do corpo e dos pés.
Arabesque – Arabesco.
É uma das poses básicas do ballet, onde o bailarino fica apoiado numa só perna que pode estar na vertical ou em demi plié, com a outra perna estendida para trás e em ângulo reto com ela, sendo que os braços estão estendidos em várias posições harmoniosas criando a linha mais longa possível da ponta dos dedos da mão à dos pés. Os ombros devem ser mantidos retos em frente à linha de direção.
Arriére, En – Para trás.
Indica que a execução do passo será executada em sentindo oposto ao público, ou seja, para trás.
Arrondi: Arredondado, curvo.
Exemplo: battement arrondi.
Assemblé: Juntos ou reunidos.
Um passo no qual um pé escorrega pelo chão e é jogado ao ar, onde, o bailarino levanta a perna de apoio, esticando os dedos dos pés. Ambas as pernas vão ao chão, uma após a outra, em 5ª posição.
Attitude: Posição em uma perna só com a outra levantada para trás com o joelho dobrado num ângulo de noventa graus e bem virada para fora para que o joelho fique mais alto do que o pé. O pé de apoio pode ser à terre, sur la pointe ou demi-pointe.
O braço do lado da perna levantada é mantido por cima da cabeça numa posição curva enquanto que o outro é estendido para o lado. O attitude também pode ser com a perna levantada para a frente.
Avant, En – Para a frente.
Indica a execução de um passo para frente.
Balancé – Passo balançado.
Este passo é muito parecido com o passo de valsa e é uma alternativa de balança, passando o peso de um pé para o outro.
Cabriole – Um passo saltitante onde o dançarino bate as duas pernas juntas no ar. A perna de sustentação vai de encontro com a de movimento.
Cambré – Arqueado.
Dobrar o corpo a partir da cintura, para a frente, para trás ou pra os lados, a cabeça acompanha o movimento.
Centre practice – Exercícios feitos no centro.
Chainés – Uma série de voltas rápidas na ponta ou demi-pointe feitos em linha reta dentro de um círculo.
Changements de pieds – Troca de pés.
Passos saltitantes na quinta posição onde os pés são trocados no ar.
Changer de pied – Indica que os pés no fim de um passo devem ser trocados.
Chassé – Um passo no qual um pé lateralmente caça o outro para fora da sua posição.
Ciseaux – Um movimento em forma de tesoura abrindo-se as pernas numa posição ampla e en l’air cortando com ambas o ar, cruzando com um movimento brusco uma das pernas levando-a esticada da frente para trás.
Cloche – O pé passa da frente para trás através da primeira posição, seja num jeté ou tendue, por exemplo.
Déboulés – Rolando como uma bola. Um passo onde o bailarino dá várias voltas em torno de si mesmo avançando para o ponto onde sua cabeça está fixada. A cabeça deve girar antes do corpo.
Demi-plié – Joelhos meio dobrados.
Todos os passos de elevação começam
e terminam com um demi-plié.
Derriére – Atrás.
Movimento, passo ou a colocação de um membro atrás do corpo.
Dessous – Para trás.
Indica que o pé que trabalha passa atrás do pé de base.
Dessus – Para frente.
Indica que o pé que trabalha passa à frente do pé de base.
Détiré – Distender.
Uma esticada da perna sustentando-a pelo calcanhar com a mesma mão correspondente à perna em movimento.
Échappé – Passo de salto, onde os dois pés pulam fechados em quinta e trocam de lugar no ar, acabando em demi-plié no chão.
Entrechat – Um passo no qual o bailarino pula no ar e cruza rapidamente as pernas atrás uma da outra.
Fondu, Fondue – Descida, derretido.
Indica baixo nível do corpo através da dobradura dos joelhos da perna de base.
Jeté – Jogado, atirado.
Um pulo de uma perna para qualquer direção.
Pas couru – Corrido.
Bastante utilizado para ganhar impulso para um grande pulo.
Pas de cheval – Passo de cavalo.
Consiste em “raspar” a ponta do pé esticado no chão, pulando graciosamente quando mudar de perna.
Piqué – Nesse passo deve-se tocar diretamente com a pointe ou demi-pointe do pé que está em movimento em qualquer direção ou posição desejada com o outro pé suspenso no ar.
Pirouette – Rodopiar ou girar rapidamente.
Plié – Uma dobra de joelhos ou joelho.
Retiré – Uma posição na qual a coxa é levantada para cima de modo que a ponta do pé fique encostada levemente no joelho.
Temps levé – Tempo levantado.
Quando a bailarina ou bailarino dá um salto para cima e a volta para o mesmo lugar, sempre sobre uma perna só, com a outra em qualquer posição.
Esses são alguns dos termos utilizados dentro do ballet que ajuda o bailarino (a) na compreensão dos passos!
Gostou? Se assim como nós você também é apaixonada por todo o universo da dança, você está no lugar certo!
Venha conhecer nossa escola!
Av. Terê Nigri, 140 – Jd. Imperador – Suzano/ SP
4742-7708 ou 99568- 4170