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Dicas de exercícios para fortalecer os pés

10/07/2020

Nossos pés são a base do nosso corpo, ele sustenta todo nosso peso, ajuda a nos locomover e claro é essencial para dança.

Por isso, principalmente para quem executa atividades que exigem bastante deles como o ballet, por exemplo, é extremamente importante fazer exercícios para fortalece-los, ajudando no enrijecimento e prevenindo acidentes.

Pensando nisso, no blog de hoje separamos vários exercícios de fortalecimento para seus pézinhos, bem fáceis e que podem ser feitos em qualquer lugar. Acompanhe:

 

Andar descalço:

Vamos começar por um bem simples, andar descalço!

Sempre que possível, procure andar descalço em lugares que proporcione uma superfície lisa, que não vá machucar seus pés. Tire 10 minutos da sua rotina e ande pela casa sem sapato, mesmo que sejam pequenos percursos, o importante é a constância.

Passamos a maior parte do tempo com sapatos (que têm a função de proteger seus pés), mas com o tempo enfraquece sua musculatura. Por isso, andar descalça pode ajudar bastante!

 Flexão de pé:

Não é só o abdômen que precisa de flexão não viu, rs.

Sente-se no chão, com a coluna ereta e estique um pé de cada vez, flexionando os dedos para trás o máximo possível, você também pode utilizar as mãos para ajudar!

Se você não está acostuma com o exercício, vá com calma, sem ações muito brutas, que possam causar lesões, espasmos ou dores musculares.

Façam 3 séries de cada lado, segurando por 10 segundos cada flexão. Com o tempo você pode ir aumentando as séries, tudo de acordo com o seu corpo. Afinal é um exercício fácil, mas que exige cuidado.

Esticar os dedos:

Sente se no chão em uma posição confortável e que permita a alcançar os dedos dos pés, e então comece a estica-los o máximo que puder, intercalando com contrações.

Faça série de 3 vezes cada lado, segurando 10 segundos e esticando por 15.

Bem simples e pode ajudar muito sua musculatura.

Esse exercício, é bem legal de ser feito logo que você acordar ou se você pratica aulas de dança, pode ser realizado antes mesmo do seu aquecimento, pois, ele também irá te ajudar a alongar e enrijecer.

Alongar os tornozelos:

Alongar os tornozelos também faz parte dos exercícios de fortalecer os pés, afinal ele é quem dá a estabilidade nos passos, e querendo ou não, está tudo interligado.

Por tanto para alongar os tornozelos faça movimentos circulares com os pés por 10 segundos. Você também pode utilizar as mãos para fazer movimentos para frente e para trás, intercalando.

Observação: Tente fazer o exercício em pé, pois, também irá te ajudar no equilíbrio.

Tome cuidado, para não desequilibrar e causar torções.

Pressionar para baixo:

Nosso último e não menos importante exercício é ótimo para os dedos, músculos podais e arcos plantares.

Para executar é bem simples, encoste em alguma superfície fixa para equilibrar-se e levante delicadamente os calcanhares, colocando o peso para frente, na ponta dos pés por 10 segundos.

Para os arcos plantares, você também pode colocar uma toalha no chão e puxa-la para perto do corpo com os dedos dos pés. Repita o movimento 10 vezes.

Essas são algumas dicas de exercícios bem fáceis, simples e que podem ser feitas em qualquer lugar. É importante ressaltar, se você sentir qualquer desconforto na região fazendo os exercícios, deve procurar um especialista.

Gostou? Para acompanhar mais novidades e curiosidades do mundo da dança confira o blog da Arte Dança, toda semana um tema diferente.

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